SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Melhorando a educação de infância na Guiné-Bissau: numa dinâmica de formação, supervisão e avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

DONADUZZI, Anelise  e  CORDEIRO, Maria Helena. Aprendizagem na escola: a cristalização de significados. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.425-439. ISSN 1984-7114.

Este artigo relata parte da pesquisa que constitui a dissertação de mestrado da primeira autora. Nela foram investigadas as representações sociais sobre o “bom aluno” em um grupo de professoras de turmas de pré (crianças de 5 e 6 anos), da cidade de Blumenau, SC. Foi solicitado a dez professoras que organizassem os seus alunos em grupos, de acordo com critérios estabelecidos por elas próprias, justificando as classificações realizadas (Procedimento de Classificações Múltiplas - PCM). Neste artigo, foram analisados os diferentes significados que emergiram das falas das professoras quando se referiram à aprendizagem escolar, utilizando-se como referencial a teoria das representações sociais. Foi constatado que, para as professoras, a aprendizagem escolar está fortemente relacionada às atitudes e comportamentos das crianças que, por sua vez, são condicionados pelo apoio que recebem, ou não, de suas famílias. Em momento algum as professoras questionaram o papel da cultura escolar na manutenção e na reprodução dessas dificuldades.

Palavras-chave : Representação Social; Aprendizagem; Fracasso Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )