SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Mídia-educação na pedagogia: uma proposta em tópicos especiaisA educação ambiental no filme dos Trapalhões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SILVA, Danielle Mesquita da Costa  e  GRILLO, Margareth. A utilização dos jogos educativos como instrumento de educação ambiental: o caso reserva Ecológica de Gurjaú - PE. Contrapontos [online]. 2008, vol.08, n.02, pp.229-238. ISSN 1984-7114.

Entre os fatores que contribuem para os problemas ambientais enfrentados nos últimos tempos, pode-se destacar a ação antrópica, atuando de forma negativa no ambiente natural. Diante desse fato, faz-se necessário a criação de estratégias para minimizá-la, como a educação ambiental, visando à formação de cidadãos preocupados com a natureza, partindo do princípio de que é preciso conhecer para preservar. Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas, existem os jogos educativos, destinados principalmente a crianças, para que cresçam atentas à preservação do meio ambiente. A Reserva Ecológica (Resec) de Gurjaú, localizada na divisa dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno no Estado de Pernambuco, sofre prejuízos ambientais, sendo extremamente necessária a conscientização dos moradores do entorno que vêm desmatando o local para fins agrícolas. Por isso, esta proposta aborda a importância dos jogos educativos na tarefa de conscientização das crianças que visitam a Resec, bem como as que residem e estudam em escolas localizadas no entorno do local, tornando-se ambientalmente corretas e estimulando suas famílias a não desmatar a Reserva.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Jogos Educativos; Resec Gurjaú.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )