SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01O ensino de geografia no Brasil: as prescrições oficiais em tempos neoliberais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MANRIQUE, Ana Lucia  e  FERREIRA, Guilherme Lazarini. Mediadores e mediação: a inclusão em aulas de matemática. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.07-13. ISSN 1984-7114.

Este artigo apresenta reflexões sobre o uso de uma ferramenta para representação de gráficos por alunos cegos do Ensino Médio. Apresenta um levantamento histórico do desenvolvimento de institutos para alunos cegos no Brasil e explora a interação entre um professor de matemática e um aluno cego para a confecção da ferramenta, no sentido de favorecer o processo de ensino e aprendizagem deste aluno. E conclui que a inclusão ocorre quando um aluno que possua algum tipo de deficiência tem a oportunidade de ser tratado como todos os outros alunos da sala, bem como partilhar e participar de situações-problema que envolvam a manipulação de ferramentas que o deixem nas mesmas condições de seus colegas para aprender.

Palavras-chave : Inclusão; Alunos Deficientes Visuais; Gráficos; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )