Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
BELIERI, Cleder Mariano; SFORNI, Marta Sueli de Faria e GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Interações entre conceitos cotidianos e filosóficos na disciplina de filosofia no ensino médio. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.01, pp.49-56. ISSN 1984-7114.
No contexto da discussão sobre as aulas de Filosofia no Ensino Médio, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre o desenvolvimento dos conceitos espontâneos e filosóficos em uma atividade de ensino. O objeto de estudo foram aulas da disciplina de Filosofia, com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Informática de um colégio estadual do Paraná. A análise foi realizada com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados indicam que a apropriação dos conceitos filosóficos oferece aos alunos condições de interação mais complexa com o mundo, já que esses conceitos - instrumentos simbólicos produzidos ao longo da história da filosofia - permitem que eles superem a opinião proveniente da experiência pessoal. Constatamos também que, no desenvolvimento do aluno, há uma relação de resistência e interdependência entre os conceitos espontâneos e os conceitos sistematizados da Filosofia.
Palavras-chave : Ensino; Aprendizagem Conceitual; Filosofia.