SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01TIC na educação: análise preliminar dos novos saberes da formação docente nas universidades de SergipeAs tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel; CAMARGO, Vera Lúcia Vieira de  e  PITOMBO-OLIVEIRA, Tânia. Discursos construídos pelos educadores sobre o uso da tecnologia no seu fazer pedagógico. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.47-57. ISSN 1984-7114.

O objetivo desta pesquisa foi investigar o discurso de professores sobre o uso pedagógico do software nas escolas de Sinop/MT/Brasil. Os discursos foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas semidirigidas. As análises evidenciaram que a prática dos professores que contam com o auxílio de recursos tecnológicos dos laboratórios de informática se apresenta como atividades de memorização, interpretação de dados e fixação de conteúdo. Tais evidências possibilitam afirmar que o computador em si é a motivação que move a dinâmica do processo educativo no laboratório de informática. Esta constatação sugere a necessidade da inclusão de disciplinas nos cursos de formação de professores que melhor preparem estes profissionais para as práticas pedagógicas que incluam o computador como ferramenta pedagógica.

Palavras-chave : Tecnologia; Software; Prática Pedagógica; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )