Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu; STRAUB, Sandra Luzia Wrobel; CAMARGO, Vera Lúcia Vieira de e PITOMBO-OLIVEIRA, Tânia. Discursos construídos pelos educadores sobre o uso da tecnologia no seu fazer pedagógico. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.47-57. ISSN 1984-7114.
O objetivo desta pesquisa foi investigar o discurso de professores sobre o uso pedagógico do software nas escolas de Sinop/MT/Brasil. Os discursos foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas semidirigidas. As análises evidenciaram que a prática dos professores que contam com o auxílio de recursos tecnológicos dos laboratórios de informática se apresenta como atividades de memorização, interpretação de dados e fixação de conteúdo. Tais evidências possibilitam afirmar que o computador em si é a motivação que move a dinâmica do processo educativo no laboratório de informática. Esta constatação sugere a necessidade da inclusão de disciplinas nos cursos de formação de professores que melhor preparem estes profissionais para as práticas pedagógicas que incluam o computador como ferramenta pedagógica.
Palavras-chave : Tecnologia; Software; Prática Pedagógica; Discurso.