SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Os estudos étnico-raciais e a ressignificação do currículo da educação básicaEl contexto académico como factor diferenciador en la transición a la universidad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

GAMA, Renata Prenstteter. Formação em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional: professores experientes e iniciantes de matemática. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.24-32. ISSN 1984-7114.

O artigo tem como objetivos descrever e analisar práticas e/ou dinâmicas desenvolvidas no processo de formação contínua de professores de Matemática em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional e identificar as características dos professores experientes e iniciantes nesse processo. Os aspectos teóricos que embasam a problemática do estudo abordam, de um lado, aprendizagens docentes e, de outro, o processo de desenvolvimento profissional docente. Os grupos e os sujeitos foram identificados por meio de questionário inicial. Para aprofundar a pesquisa, tendo por base uma abordagem qualitativa e interpretativa, foram utilizados: entrevistas, observações de aulas e de reuniões dos grupos, registros virtuais e publicações dos grupos e dos iniciantes. Para a análise, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, cruzando-se os dados entre si e, posteriormente, com a literatura. Os resultados apontam que os professores participam de forma distinta e dão contribuições específicas dentro dos grupos em relação à fase da carreira em que se encontram. Os professores iniciantes, normalmente periféricos aos grupos, desempenham um papel importante para novos olhares e para a manutenção das práticas internas.

Palavras-chave : Formação Contínua de Professores; Desenvolvimento Profissional; Grupos Colaborativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )