Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
FOSSATTI, Paulo e TREVISAN, Suzana. Ensino superior tecnológico e identidade docente. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.569-585. ISSN 1984-7114.
O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura voltada para a construção da identidade docente dos professores brasileiros do Ensino Superior Tecnológico que não possuem formação específica voltada para a docência. Além da legislação brasileira, a pesquisa centra-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano, pela reflexão de Paulo Freire na construção crítica do conhecimento e pela problematização dos saberes docentes à luz de Tardif. Os achados da pesquisa sinalizam para a construção de uma identidade docente pautada na construção do conhecimento; na formação inicial e continuada do professor; na vivência dos saberes docentes defendidos por Tardif; no resgate histórico da Educação Profissional e das diretrizes para a Educação Superior Tecnológica brasileira.
Palavras-chave : Identidade Docente; Saberes Docentes; Ensino Superior Tecnológico.