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Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
MORETTI, Vanessa Dias e MARTINS, Edna. Atividade de Ensino, Mediação e Aprendizagem da Docência na Residência Pedagógica: Uma análise a partir da Teoria Histórico-Cultural. Contrapontos [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.394-411. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p394-411.
A partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, a pesquisa apresentada investiga o movimento de aprendizagem da docência desencadeado em estudantes do curso de Pedagogia da universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, por uma proposta específica de estágio supervisionado - o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Partindo das categorias atividade de ensino e mediação, foram analisados o processo de elaboração do Plano de Ação Pedagógica (PAP) e os relatos das vivências dos residentes em um Diário de Campo on-line. A análise da produção do PAP evidencia que a aprendizagem da organização do ensino é possível no contexto do PRP ao ser desencadeada por elementos que têm constituído esse modelo de estágio: a necessidade instaurada de produção do PAP e a imersão contínua no ambiente escolar. A mediação configura-se como um elemento essencial à aprendizagem docente, ao permitir que, ao compartilhar experiências diárias no contexto escolar, o estudante tenha suas aprendizagens marcadas pela mediação de outros, ao mesmo tempo em que também medeia a aprendizagem dos colegas. Por meio da unidade entre aspectos cognitivos e afetivos, a aprendizagem da docência vai se constituindo de forma mediada e em atividade de ensino no espaço propiciado pela Residência Pedagógica.
Palavras-chave : Ambientes Virtuais; Aprendizagem da Docência; Teoria histórico-Cultural.