Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
MARTINS, Marcos Francisco. Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendências. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.40-61. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p40-61.
O artigo problematiza as terminologias que são empregadas para denominar processos educativos desenvolvidos fora da escola e apresenta um mapeamento das tendências que eles seguem a partir dos fundamentos filosóficos que guardam, sustentado no materialismo histórico-dialético. Utiliza referências bibliográficas para sustentar o argumento de que não é neutra ética e politicamente a discussão terminológica e que a educação escolar e não escolar são determinadas e determinantes da vida social, porque operam com o modo de produção e de reprodução do ser social uma relação de tipo histórico-dialética, da qual resultam identidades entre as tendências que as orientam.
Palavras-chave : Educação não Escolar; Fundamentos da Educação; Tendências Educacionais.