SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Movimento feminista no Brasil e América Latina: reflexões sobre educação e mulheresA educação matemática e o poder: uma história a contrapelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MARTINS, Marcos Francisco. Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendências. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.40-61. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p40-61.

O artigo problematiza as terminologias que são empregadas para denominar processos educativos desenvolvidos fora da escola e apresenta um mapeamento das tendências que eles seguem a partir dos fundamentos filosóficos que guardam, sustentado no materialismo histórico-dialético. Utiliza referências bibliográficas para sustentar o argumento de que não é neutra ética e politicamente a discussão terminológica e que a educação escolar e não escolar são determinadas e determinantes da vida social, porque operam com o modo de produção e de reprodução do ser social uma relação de tipo histórico-dialética, da qual resultam identidades entre as tendências que as orientam.

Palavras-chave : Educação não Escolar; Fundamentos da Educação; Tendências Educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )