Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
ORTIGARA, Vidalcir e CORAL, Maurício Abel. Ensino desenvolvimental: uma possibilidade para a superação da perspectiva ontológica realista empírica na área da educação física. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.98-116. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p98-116.
O presente artigo busca discutir as consequências que a atual tendência de produção do conhecimento na área da Educação Física tem na formação e na prática pedagógica dos professores. Indicamos que os conhecimentos dessa área estão majoritariamente sendo produzidos a partir de uma perspectiva ontológica realista empírica, que limita a atuação do professor e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nos estudantes ao nível das manifestações empíricas da realidade, ou seja, que estão ligadas aos conhecimentos do cotidiano e à adequação ao modo de vida posto. Como alternativa a isso, apontamos o ensino desenvolvimental, que postula o ensino organizado de forma a conduzir o desenvolvimento das funções psíquicas superiores pela apropriação e compreensão das relações essenciais gerais dos objetos.
Palavras-chave : Ensino Desenvolvimental; Realismo Crítico; Educação Física.