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Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
SAMPAIO, Adelar Aparecido e STOBAUS, Claus Dieter. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: VIVÊNCIAS E NECESSIDADES PERCEBIDAS POR LICENCIANDOS. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.02-20. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p02-20.
O artigo apresenta vivências de formação de licenciandos, a partir de suas experiências acadêmicas na relação entre a instituição formadora e a escola, entre a vida estudantil e pessoal, as relações interpessoais entre os sujeitos envolvidos, entre a teoria e a prática e as demandas de formação. Participaram do estudo qualitativo, em 2012, sessenta e oito licenciandos de uma instituição privada do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, tratado com análise de conteúdo, do qual se apresenta a categoria emergida: vivências e necessidades de formação percebidas na licenciatura. Como resultados, destacam-se, principalmente, as experiências positivas de autoavaliação sobre atuação nos estágios; a construção de uma identidade profissional; os desafios pessoais e acadêmicos durante a formação; as discrepâncias entre teoria e prática; a falta de apoio dos professores da escola; a necessidade de maior carga horária com a prática; os sentimentos de instabilidade e a desvalorização profissional. Sugere-se a adequação dos enfoques formativos com as demandas contextuais, desenvolvimento de temáticas relacionadas ao mal-estar e bem-estar docente nos cursos de licenciatura, institucionalização de apoios aos licenciandos e otimização dos processos de interação entre instituições e sujeitos envolvidos nesse processo formativo.
Palavras-chave : Formação inicial; Licenciatura; Demandas de formação.