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Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
ALVES, Carina Gomes Messias; PINO, José Claudio Del; SILVA, Vidiane Casimiro da e ALVES, Eduardo Josimar das Neves. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como lócus de formação de professores da Educação Básica no contexto da oferta de pós-graduação stricto sensu. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.117-137. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p117-137.
O presente artigo tem como objetivo central analisar a atuação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IFs como lócus de formação de professores no contexto da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental buscando analisar as concepções de formação de professores para os IFs. A partir dessas informações, utilizou-se a metodologia de natureza quantitativa, por meio da análise dos dados dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino ofertados pelos IFs, visando verificar se a concepção de formação de professores nesses Institutos reflete também na oferta de cursos de pós-graduação. Verificou-se que os Institutos Federais estão atuando na formação continuada de professores no contexto da oferta de pós-graduação stricto sensu, visto que maior parte dos cursos pertence à área de Ensino e 6 dos 7 cursos pesquisados, tem entre seus objetivos a formação docente para educação básica. 92% dos titulados possuem cursos de licenciatura e 85% atuam na docência.
Palavras-chave : Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Pós-graduação; Formação de professores.