SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como lócus de formação de professores da Educação Básica no contexto da oferta de pós-graduação stricto sensuGÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

OLIVEIRA, Lee Elvis Siqueira de  e  VOLPATO, Gilvo. A influência do Capital Cultural e da Violência Simbólica na evasão. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.138-159. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p138-159.

A evasão escolar tem apresentado, ao longo dos anos, números alarmantes nas instituições de ensino do país. No ensino técnico torna-se um problema conhecer as razões desta evasão, fundamentalmente nos cursos pós ensino médio. Este estudo teve como objetivo investigar se o capital cultural dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e a violência simbólica influenciam na evasão. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por um questionário aplicado a 52 estudantes e uma entrevista com 8 estudantes evadidos. Os dados foram interpretados na perspectiva da análise de conteúdo com base nas teorias de Bourdieu, em especial no conceito de capital cultural e violência simbólica. Através desta pesquisa foi possível identificar que o capital cultural dos estudantes dos cursos subsequentes do IF-SC Campus Criciúma, em relação ao conhecimento prévio da área do curso, tem influência na evasão, e ainda estes estudantes sofrem violência simbólica tanto por parte dos seus colegas, dos docentes e da estrutura curricular dos cursos.

Palavras-chave : Capital cultural; Violência simbólica; Evasão; Ensino técnico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )