SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Saberes e Aprendizagens: entre os Números e as PessoasAGENTE MIRIM DE DEFESA CIVIL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS EM BLUMENAU, SANTA CATARINA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SPERB, Daniel Quintana; RIBEIRO, Jose Luis Duarte  e  FOSSATTI, Paulo. LETRAMENTO CRIATIVO: UM PANORAMA HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS PROVENIENTES DA ÁREA DE DESIGN NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.55-67. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p55-67.

O tema central do presente artigo versa sobre o desenvolvimento da capacidade criativa no âmbito da educação por meio do Design. Tem por objetivo apresentar um panorama histórico da utilização de abordagens provenientes da área de Design em Educação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, tipo descritivo, com revisão de literatura e os resultados se mostraram satisfatórios ao ponto que foi possível estabelecer um cenário global acerca das principais iniciativas encontradas, tanto na literatura quanto na rede mundial de computadores. Para melhor compreender a contribuição da educação em Design, por meio do conceito de Letramento Criativo, foi necessário entender as principais correntes relacionadas ao Design e à Educação a partir de uma revisão de literatura fundamentada em ambas as áreas. Os resultados registram o Design enquanto terceira área do conhecimento, ou seja, uma linha de raciocínio baseada em uma visão de aprendizagem humana, que sugere que há mais do que as duas polaridades (humanidades e ciências) que estão expressas na noção das culturas. Tal atividade é descrita por Archer (1974) como uma terceira área denominada Design. Com relação à Educação, concluiu-se que, de uma forma geral, as escolas são orientadas para a resposta e não para a pergunta e atuam predominantemente na reprodução e não na reflexão.

Palavras-chave : Design; Educação; Educação pelo Design.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )