Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
RODRIGUES, Ana Luísa. DIFICULDADES E DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ESTUDOS DE CASO EM PORTUGAL. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.354-373. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373.
A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos e, por sua vez, desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos, foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores.
Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.
Palavras-chave : Formação de professores; Tecnologias digitais; Desenvolvimento de competências.