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Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

ANDRADE, Alline Nunes; ALENCAR, Heloisa Moulin de  e  SALLES, Andréia Mansk Boone. Projeções de si no futuro de universitários e egressos surdos. Psic. da Ed. [online]. 2018, n.46, pp.41-50.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180005.

Esse estudo teve como objetivo investigar os projetos de vida em uma perspectiva ética de dezesseis pessoas surdas que haviam se matriculado no ensino superior. Perguntou-se, por meio do método clínico piagetiano, em língua de sinais, seus projetos de futuro. Os participantes apresentaram diferentes projetos de vida, com destaque para 'atividade profissional', 'formação acadêmica' e 'relacionamento afetivo'. Os projetos foram, principalmente, do tipo 'autocentrado com reconhecimento de si' e 'conectado', implicando a reflexão sobre o valor do reconhecimento de si, necessário ao reconhecimento mútuo e a conexão com o outro, a sociedade e a comunidade surda. Esta comunidade apareceu como protagonista nos projetos de formação acadêmica e de atuação profissional, voltados à inclusão educacional específica aos surdos. Concluiu-se que os projetos de vida dos adultos surdos desta pesquisa foram em sua maioria de perspectiva moral e ética, com conteúdo de autorrespeito e valores morais relacionados à boa convivência em sociedade. Os resultados podem ser úteis à reflexão sobre as políticas públicas voltadas à promoção de acessibilidade na educação aos surdos.

Palavras-chave : ética; moral; projeto de vida; futuro; universitários surdos.

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