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Psicologia da Educação
versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520
Resumo
SOUSA, Taísa Resende; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira e MACIEL, Maria Regina. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.55, pp.21-29. Epub 31-Ago-2023. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p21-29.
Este artigo tem como objetivo compreender as experiências do brincar a partir de um grupo de crianças e seus educadores, em uma Comunidade de Aprendizagem, situada no Distrito Federal (DF). Como fundamentação teórica e metodológica, recorre-se, principalmente, aos estudos psicanalíticos de Freud e de Winnicott. A pesquisa de campo consistiu em dois dias de observação participante; quatro oficinas de rabiscos com uma turma de crianças - com idades entre oito e 12 anos - e sua educadora; e uma roda de conversa com educadores. A ênfase é dada, neste texto, nas vivências da segunda oficina e em trechos da roda de conversa, explorando a capacidade de criar e de brincar com as palavras. Com isso, foi possível ressaltar a importância de um brincar criativo e espontâneo nas relações humanas. A conclusão é que este brincar não se restringe à infância, por se tratar de uma experiência própria ao humano, sendo necessário que os espaços escolares e comunitários estejam abertos à sua manifestação e ampliação.
Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Brincar; Infância; Comunidade de aprendizagem.