Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
SANTOS, Karolainy Benedet dos; BONA, Bruna Carolini De e TORRIGLIA, Patrícia Laura. A cultura afro-brasileira e a dança na Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66197. Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66197.
O artigo tem como objetivo analisar a abordagem ou não da cultura afro-brasileira, por meio da dança nas aulas de Educação Física, pelos professores do Ensino Fundamental I das quatro escolas municipais de Santa Rosa do Sul -SC que atendem este nível de ensino. O período da pesquisa se deu entre julho de 2018 a junho de 2019 e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, a partir de um questionário, com sete professores da rede. Constatou-se que há, em parte, a abordagem da cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I. Porém, se evidencia a descontinuidade do planejamento, resultando em ações soltas e descontextualizadas durante as aulas. A abordagem da dança afro-brasileira como forma de conhecimento não foi evidenciada e os professores pouco compreendem sobre o conteúdo dança ou cultura afro-brasileira.
Palavras-chave : Educação física; Dança; Cultura afro-brasileira.