Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
ANDRADE, Eduardo Azevedo de e CONCEICAO, Carla da. Motivação discente frente às diferentes composições de turmas (des)seriadas para a Educação Física do ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e76372. Epub 05-Jan-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e76372.
A (Des)seriação, proposta de estruturação das turmas para Educação Física do Ensino Médio, foi elaborada com o intuito de motivar os estudantes para as aulas. Neste estudo, do tipo misto, discentes do Ensino Médio, em 2012, 2014, 2015 e 2016, responderam ao questionário Bem Estar Discente na Educação Física acrescido de uma questão aberta. A análise por estatística descritiva e comparação entre grupos revelou que a motivação intrínseca dos estudantes não apresentou diferenças estatisticamente significativas, mas modificou a autopercepção das Necessidades Psicológicas Básicas. Já a análise de conteúdo apresentou visão negativa dos estudantes (54,6%) relacionada aos Aspectos estruturais do projeto. A crítica relacionada às turmas pares e ímpares, em 2016, pode ter engessado as escolhas dos alunos e os distanciado de seus objetivos ou interesses, trazendo descontentamento e prejudicando a frequência/permanência discente nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave : Educação física; Ensino médio; Motivação.