Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
FIGUEIREDO, Marcela Natalia Lima de; BRASILEIRO, Lívia Tenorio; SOUZA JUNIOR, Marcílio e MELO, Marcelo Soares Tavares de. O lúdico nas aulas do programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80063. Epub 15-Jun-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80063.
O estudo analisa como os professores de Educação Física do Programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE compreendem o Lúdico na sua prática pedagógica. Metodologicamente foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, a partir da hermenêutica-dialética, sendo os dados analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que os professores compreendem o Lúdico como vivência divertida, prazerosa e alegre através de jogos e brincadeiras, apesar da presença exclusivamente procedimental do Lúdico, ou seja, como estratégia para o alcance de objetivos para além da sua própria vivência, a exemplo do aprendizado de valores ou habilidades esportivas. Concluímos que se faz necessário compreender que a vivência com base no Lúdico não deveria necessariamente buscar algum produto, mas o usufruto do processo da própria vivência.
Palavras-chave : Lúdico; Prática pedagógica; Programa segundo tempo; Educação física.