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Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
REIS, Leoncio José de Almeida e CAVICHIOLLI, Fernando Renato. Competição e violência simbólica em jogos online: reflexões a partir do World of Warcraft. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e83754. Epub 30-Nov-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83754.
Dentre as modalidades de jogos digitais têm crescido os chamados jogos online multiplayers, jogos nos quais vários jogadores competem, interagem e socializam mesmo estando distantes geograficamente. O presente texto é um recorte de pesquisa de caráter etnográfico que utilizou o World of Warcraft e seu mundo virtual como campo de estudo. Buscou-se, a partir de aproximações e analogias com as práticas esportivas, problematizar atividades específicas realizada no universo virtual do jogo, mais relacionadas à competição. Destacou-se questões relacionadas à violência simbólica, à racionalização e à quantificação do desempenho. Percebeu-se que as relações estabelecidas no universo do jogo não são necessariamente harmônicas e nem sempre a interação se dá de forma amistosa, cordial ou pacífica. Cobranças acintosas, xingamentos e comentários depreciativos foram frequentemente observados.
Palavras-chave : Conflito; Violência simbólica; Competição; Jogos digitais; Jogos eletrônicos.