Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz de e NEIRA, Marcos Garcia. A etnografia pós-crítica como modo de pesquisar a prática pedagógica da Educação Física cultural. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e83001. Epub 17-Out-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83001.
A etnografia tornou-se uma das formas preferidas de investigação no ambiente escolar em tempos recentes. Nos rastros de sua expansão, pesquisadores e pesquisadoras transformaram-na, atribuindo-lhe outras feições. Aqueles e aquelas que se ancoram nas contribuições da teorização pós-crítica passaram a ressignificá-la, dando vazão a novas produções. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar a etnografia pós-crítica enquanto perspectiva metodológica em pesquisas que envolvem a prática pedagógica. Para tanto, reunimos os argumentos teóricos que fundamentaram o surgimento da etnografia pós-crítica no contexto investigado, relatamos alguns resultados provenientes de seu emprego durante a investigação das aulas culturalmente orientadas de Educação Física em uma escola pública municipal paulistana e, por fim, indicamos possíveis contribuições para o debate a respeito das investigações sobre a prática pedagógica.
Palavras-chave : Etnografia; Educação física; Teorias pós-críticas.