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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
SUMIYA, Alberto. Mudanças curriculares e a noção de corpo no curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.160-176. ISSN 2176-6681.
A mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, em que se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal deste artigo é analisar a construção histórico- antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise abrange os currículos de 1992 e de 2006 e os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular.
Palavras-chave : Antropologia; Corpo; Curso de Fisioterapia; Currículo.