Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
CARVALHO JUNIOR, Gabriel de Dias. Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.105-121. ISSN 2176-6681.
Tem como objetivo apresentar a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud como instrumento para o planejamento e para a análise das atividades de intervenção didática em aulas de Física. A abordagem, com inspirações piagetianas, tem como foco a detecção e correção dos modelos explicativos dos estudantes. São apresentados alguns dos resultados preliminares dessa forma de intervenção didática e discutidas suas implicações na melhoria dos índices de aprovação em Física e, consequentemente, na inclusão social dos estudantes.
Palavras-chave : Campos Conceituais; Planejamento do Ensino; Desenvolvimento Cognitivo.