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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes e BARROSO, Nuno Paulino. Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.604-621. ISSN 2176-6681.
Analisa as diferentes estratégias criadas por estudantes de graduação oriundos de países africanos falantes de língua portuguesa, para lidarem com o letramento acadêmico e, assim, construírem suas identidades no espaço universitário. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o conceito de letramento como prática social, proposto pelos Novos Estudos de Letramento, e o conceito de identidade como um continuum que emerge em determinados contextos e/ou situações sociais. Participantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), os referidos estudantes frequentam diferentes cursos na Universidade Federal de São João Del Rei e, para serem bem sucedidos, utilizam de modo concomitante a língua portuguesa, o Crioulo e gírias, o que demonstra que ser falante de língua portuguesa não implica necessariamente garantia de sucesso e compreensão da língua portuguesa falada no Brasil.
Palavras-chave : Letramento Acadêmico; Identidade; Estudantes PEC-G; Língua Portuguesa.