Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
STEVANATO, Patrícia de Araujo Abucarma e SHIMAZAKI, Elsa Midori. Produção de texto no 3º ano do ensino fundamental: revisão e reescrita no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.263-282. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3971.
Este trabalho apresenta parte da pesquisa de mestrado em Educação que discute a temática produção de texto, alfabetização e desenvolvimento das funções psicológicas superiores: atenção, percepção e memória. O objetivo da pesquisa foi compreender como a reescrita, a partir da revisão orientada pelo professor, contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em alunos no 3º ano do ensino fundamental. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, pautada na perspectiva histórico-cultural e na concepção de escrita como trabalho para coleta e análise dos dados. Concluímos que a revisão e a reescrita, etapas do processo de escrita, quando utilizadas pelo professor como ferramenta metodológica, favorecem o desenvolvimento da atenção, da percepção e da memória, pois conduzem o aluno ao entendimento de características específicas do texto na modalidade escrita e dirigem sua atenção para selecionar informações pertinentes, fazer associações armazenadas na memória para organizar o pensamento e executar o texto escrito que atenda à finalidade comunicativa da interlocução.
Palavras-chave : funções psicológicas superiores; produção de textos; revisão e reescrita.