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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
WESCHENFELDER, Viviane Inês; OLIVEIRA, Joelma Fernandes de e FABRIS, Elí Terezinha Henn. Docência e relações interculturais na fronteira Brasil-Venezuela. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.262, pp.668-688. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4861.
Este artigo aborda a interface entre a docência contemporânea e as relações interculturais, mediante análise de narrativas de professores de uma escola pública situada na fronteira Brasil-Venezuela. O espaço escolar se caracteriza pela coexistência, muitas vezes conflituosa, de diferentes culturas, etnias e nacionalidades. A partir da perspectiva pós-estruturalista, estudos sobre interculturalidade e docência são tomados como basilares para a construção argumentativa desenvolvida. Foram realizadas oito entrevistas com professores da escola pesquisada - material que é analisado por meio da ferramenta foucaultiana do discurso. Os excertos evidenciam a pluralidade de olhares docentes sobre as relações culturais na escola de fronteira. A presença de alunos estrangeiros pode ser entendida tanto como uma barreira quanto como uma oportunidade potente de aprendizagem para todos. O texto discute a possibilidade de uma docência constituída por um ethos fronteiriço que permita a existência da diferença e da produção de subjetividades dos sujeitos que habitam a escola.
Palavras-chave : diferença cultural; docência; educação intercultural; escola de fronteira.