Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
RIBEIRO, Tiago; SAMPAIO, Carmen Sanches e SOUZA, Rafael de. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.135-153. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9271.
O presente texto tece reflexões acerca da pesquisa narrativa e discute alguns princípios constitutivos em ações investigativas que se inscrevem nessa perspectiva teórico-metodológica. Por meio da partilha de algumas narrativas e acontecimentos vividos no desenvolvimento de uma investigação-formação longitudinal, o trabalho sublinha o quanto as ideias de experiência, alteridade, igualdade e horizontalidade são potentes para pensar e investigar narrativamente os processos formativos docentes. Além disso, destaca o outro como um sujeito legítimo e importante no processo alteritário da pesquisa e da formação, tendo no conceito de excedente de visão uma ferramenta privilegiada para essa reflexão.
Palavras-chave : Narrativa; Pesquisa; Formação Docente; Experiência; Alteridade.