SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Infraestrutura escolar: interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunosA formação inicial dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ANDREOLA, Balduino Antonio. Paulo Freire e a condição da mulher. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.609-627. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10398.

De natureza bibliográfica, neste ensaio teve-se por objetivo (re)visitar o tema da condição da mulher na obra de Freire. O autor denuncia toda forma de discriminação. A da mulher, mais explicitamente em Pedagogia da Esperança, À sombra desta mangueira, Pedagogia da Indignação e Pedagogia dos sonhos possíveis. Sobre Pedagogia do Oprimido declarou que jamais teria escrito o livro se permitisse oprimir suas filhas, sua mulher ou as mulheres com quem trabalhava. Mas aceitou as críticas das feministas americanas de que a linguagem daquele livro era machista. Por outro lado, um amplo movimento feminista na Suíça se inspirou naquela obra para sua luta, sem vê-la na mesma linguagem machista. Segundo o grande linguista Manfred Peters, a mudança da linguagem machista deve inserir-se num processo de transformação social, sem o qual somente alterações da linguagem não resolvem o problema.

Palavras-chave : Mulheres; Machismo; Feminismo; Freire; Discriminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )