Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
ALVARES, Camila e TOSCANO, Carlos. A dinâmica interlocutiva na sala de aula e o aprendizado de ciências na educação infantil. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.697-723. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10267.
Com este trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla, analisou-se o de senvolvimento de uma atividade de ciências e os efeitos produzidos com os alunos de cinco e seis anos de idade de uma escola pública do interior do Paraná. Tomou-se como base teórica a perspectiva histórico-cultural, e como procedimento investigativo a abordagem microgenética. Realizaram-se observações e gravação em vídeo das au las, que, posteriormente, foram transcritas. Os resultados apontaram uma defesa pelo ato de ensinar no contexto estudado e, por meio deste, de transmitir os conhecimentos sistematizados; entretanto, a mediação pedagógica nem sempre favoreceu a compre ensão pretendida pela professora.
Palavras-chave : Educação Infantil; Ensino e Aprendizagem de Ciências; Mediação Pedagógica.