Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
STRIEDER, Roque e MORAZ, Andréia de Andrade. Complexidade e transdisciplinaridade: convites para a colaboração e corresponsabilidade educativa. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.179-199. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.10600.
Somos reféns de uma organização social enraizada em uma extensa lista de dispositivos de ordem, que geram grave crise pedagógica e educacional. Diante des se contexto e da lógica racional dos conhecimentos, e considerando a etimologia de complexus (o que é tecido junto), no trabalho indicamos a transdisciplinaridade como oportunidade de articular os elementos contraditórios desse “tecido junto” também no aspecto pedagógico e formativo. Fruto de reflexões teóricas, sugerimos a complexi dade para reconhecer a emergência de diferentes níveis de realidades, seja das coisas do mundo, da vida, seja das organizações humanas, e como uma possibilidade para alargar a compreensão do real pela abertura e aceitação da presença auto-organizativa em cada ser humano. Concluímos: essa abordagem cria sensibilidade para a responsa bilidade na transformação de si, do outro e do mundo.
Palavras-chave : Educação; Complexidade; Transdisciplinaridade; Colaboração.