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Roteiro
versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
MARRERO, Adriana. A educação sabotada e outros paradoxos da esquerda no Uruguai: para uma mudança de governo?. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23088. Epub 05-Jun-2020. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23088.
A educação pública, laica e gratuita tem sido um dos pilares sobre os quais o Uruguai foi construído desde o final do século XIX. No entanto, os dados do censo de 1963 mostraram uma realidade ignorada: a educação pública não atingiu toda a população e apenas metade da população adulta havia concluído o ensino fundamental. O bacharelado e a universidade alcançaram apenas a elite. Desde então, a cobertura foi ampliada, mas paradoxalmente, em um ritmo muito mais lento que o resto dos países da América Latina. Nesse contexto, esperava-se que os governos de esquerda dessem um novo impulso ao educação. De fato, o orçamento educacional aumentou de 2,8% para mais de 5%, o salário de ensino dobrou em termos reais, as instalações do prédio melhoraram e o número de alunos por turma caiu. No entanto, os resultados não melhoram: apenas um terço dos jovens conclui o ensino médio. A partir de um breve relato histórico, serão examinados dois universos simbólicos que estruturaram os discursos de esquerda e direita na última década no Uruguai, em particular as referências para a educação Argumentaremos que a resposta ao problema educativo é dada pela confluência paradoxal entre os efeitos práticos de um discurso da esquerda, que busca impor sua visão desvalorizada da educação, com consequências conservadoras, e um discurso autoritário da direita, e ainda vitimista, que diz que deseja restaurar - juntamente com aspectos da ordem simbólica tradicional que a esquerda conseguiu reverter - a importância da educação pública em todos os níveis.
Palavras-chave : Educação pública; Discurso político; Uruguai..