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Educação UNISINOS
versão On-line ISSN 2177-6210
Resumo
SOUZA, Paulo Rogério de e MELO, José Joaquim Pereira. Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formação para o homem clássico. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.02, pp.105-114. ISSN 2177-6210.
O artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre como se deu o processo educativo do cidadão grego no período clássico, ampliando o conhecimento histórico-educativo e, a partir disso, promovendo uma análise, para a Educação, na contemporaneidade. A reflexão está orientada, inicialmente, pela discussão da tragédia grega, entendida como uma arte da cidade, utilizada pelos setores dominantes da cidade- Estado como um instrumento de grande força didática para formar e educar o homem-cidadão. Evidencia-se o papel fundamental do poeta trágico nesse processo educativo, pela habilidade técnica em desenvolver sua arte, utilizando-se do seu caráter didático e se analisa a força educativa da obra de Ésquilo, um dos poetas trágicos do período Clássico, cuja obra serviu como instrumento formativo. Em especial, mostra-se como o conflito social daquele contexto foi ilustrado na peça Prometeu acorrentado, e o modo com que o poeta representou suas personagens de maneira a tornar o mito de Prometeu pano de fundo para dar visibilidade ao processo de formação de um novo homem, que exigia uma sociedade democrática.
Palavras-chave : Transformação Social; Tragédia Grega; Ésquilo; Educação; Homem-Cidadão.