SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03A constituição da docência no ensino médio no Brasil contemporâneo: uma analítica de governoGestão democrática: um estudo a partir das representações sociais de diretoras de escolas públicas municipais de São Leopoldo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

OLIVEIRA, Cristiane Kessler de. O PIM mudou nossas vidas? As representações sociais e o impacto do programa “Primeira Infância Melhor” nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.245-246. ISSN 2177-6210.

Este estudo problematiza e analisa os impactos do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas. Desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul em parceria com Prefeituras Municipais do Estado, o PIM trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade social, que tenham gestantes e crianças de até seis anos de idade. A presente pesquisa analisa as representações sociais veiculadas nesses espaços, buscando responder às seguintes questões: Quais as representações de infância para as famílias atendidas pelo PIM no município de Santo Antônio da Patrulha? As famílias, a partir das orientações e do acompanhamento recebidos, modificam a maneira de lidar com suas crianças, de interagir com estas e de se comunicar? Quais as representações do PIM para as famílias? O caminho investigativo traçado desenvolveu-se a partir de dados coletados em entrevistas semiestruturadas com mães dessas famílias e visitadoras responsáveis por esse acompanhamento. O referencial teórico centra-se nos conceitos de representações sociais de Serge Moscovici, de habitus de Pierre Bourdieu e de mediação, de Lev Vygotsky. Os resultados revelaram que o Programa é representado, para as famílias, como apoio, informação, cuidado, estimulação, vínculo e brincadeira.

Palavras-chave : Infância; Representação Social; Habitus; Programa Primeira Infância Melhor.

        · texto em Português