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Educação UNISINOS
versão On-line ISSN 2177-6210
Resumo
MARTINS, Vivian. A Educação Online e a formação para a Videodocência na Cibercultura. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.390-407. Epub 04-Maio-2020. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.01.
O artigo aprofunda conhecimentos a respeito da formação docente para o uso de vídeos na educação online, por dimensionar a importância do audiovisual para os jovens de hoje. Como método, tem-se a Pesquisa-formação na Cibercultura (Santos, 2014) e como objetivo geral compreender com os praticantes da pesquisa a noção de autoria docente, mobilização de saberes para a produção de conteúdos para a educação online e compartilhamento em rede de produções audiovisuais. A pesquisa acontece em ambiências formativas da disciplina presencial Tecnologias e Educação, da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde propomos um desenho didático voltado para a produção de cibervídeos como hipervídeo, microvídeo, videoaula, videoconferência, vídeo instantâneo, vídeo volátil e webinar. O referencial teórico conta com aprofundamento de Santos (2014) para Educação Online, Macedo (2014) para entendimentos sobre a Formação, Silva (2003) para o conceito de Interatividade e Babin e Kouloumdjian (1989) sobre Audiovisual na Educação. Como resultado da pesquisa emergiu a noção subsunçora “Formação para a videodocência na cibercultura”, a partir de uma triangulação entre as questões norteadoras, as narrativas emergentes do campo e o referencial bibliográfico que ampara a dialogia entre práticateoriaprática. Enquanto docentes preocupados com a formação inicial de professores, torna-se fundamental promover situações de aprendizagem experienciais e formativas relacionadas ao audiovisual, o que denominamos de videodocência.
Palavras-chave : Educação Online; Cibervídeos; Pesquisa-formação na Cibercultura.