SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número42AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: O FENÔMENO JUVENILIZAÇÃOOS SENTIDOS DO CURRÍCULO PARA A JUVENTUDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

OLIVEIRA, Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas de  e  COSTA, Graça dos Santos. A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CURRICULARES. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.48-77.  Epub 15-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7336.

Resumo: O objetivo do presente texto é apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos do Mestrado Profissional - MPEJA - da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que teve por objetivo analisar as representações sociais dos(as) estudantes da EJA de uma escola da rede estadual de ensino do Estado da Bahia, acerca de currículo e juventude, ressaltando os desafios e as possibilidades na construção de um currículo que atenda às culturas juvenis. Metodologicamente, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. Os resultados revelam muitos desafios e possibilidades a serem trilhados. Sinalizam a necessidade da escola revisitar suas arquiteturas e práticas curriculares, para maior aproximação das juventudes; conhecer as diferentes culturas juvenis dos estudantes, ou seja, conhecer os sujeitos da ação educativa, garimpando elementos para esculpir as particularidades e reconfigurações curriculares da EJA; fomentar ações formativas colaborativas, pautadas em giro curricular de insurgências e inclusão.

Palavras-chave : Currículo; Educação de jovens e adultos; Juventudes..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )