SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número42INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: UM OLHAR SOBRE OS EMBATES CONTEMPORÂNEOS DA JUVENTUDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BRITTO, Silvio Luiz Martins; KUHN, Malcus Cassiano  e  BAYER, Arno. A ARITMÉTICA NA SEÇÃO PARA PEQUENOS MATHEMÁTICOS DA REVISTA O ECHO. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.560-584.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6281.

Resumo: O tema deste artigo é a Matemática em revista veiculada por colégio jesuíta do Rio Grande do Sul, no século XX. O objetivo é analisar os conhecimentos aritméticos nos problemas recreativos da seção Para Pequenos Mathemáticos da revista O Echo. Como o tema se insere na História da Educação Matemática no estado gaúcho, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural, para análise da revista editada pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, no século passado. O público-alvo do Echo era a comunidade escolar e a mocidade católica brasileira, pois não havia revistas para os jovens estudantes, com conteúdos religiosos e morais e de formação geral. Nos problemas recreativos analisados, observaram-se conhecimentos aritméticos relacionados com operações fundamentais, critérios de divisibilidade, progressões, permutações e arranjos simples, evidenciando-se o raciocínio lógico e charadas. Os editores buscavam despertar o interesse e a curiosidade da mocidade estudiosa, contribuindo para circulação da revista e formação da juventude católica nos colégios onde a mesma circulava.

Palavras-chave : História da Educação; Jesuítas; Matemática..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )