SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43EDUCAÇÃO, ESCRITA E TECNOLOGIAS: (REVERBER)AÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORESREMINISCÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

FERREIRA FILHO, Luciano Nery; VIDAL, Eloisa Maia  e  PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ E AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY - O PROTAGONISMO DO SPAECE. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.452-471.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954.

Resumo: As avaliações externas são instrumentos que visam mensurar a qualidade educacional ofertada por redes de ensino e fundamentam inúmeras políticas de accountability. Esse artigo visa a análise de dados colhidos a partir da aplicação dessas avaliações que servem para verificar a evolução da qualidade educacional de rede pública do Ceará e de grupos de escolas cearenses com desempenhos diferentes. Para isso, utilizou documentos legais e produção científica de especialistas na área que pudessem embasar a análise desses dados e contribuir com uma visão crítica das avaliações como instrumentos fomentadores das necessidades do mercado. Tais análises mostraram que a educação pública cearense vem avançando, no entanto, as desigualdades entre escolas persistem, o que reforça a ideia de que políticas de melhoria devem levar em consideração uma série de fatores e especificidades das escolas e das redes além dos resultados dessas avaliações.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Qualidade educacional; Política de accountability.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )