Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Práxis Educacional
versão On-line ISSN 2178-2679
Resumo
COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; ALMEIDA, Wallace Carriço de e SANTOS, Edméa Oliveira dos. EVENTOS CIENTÍFICOS ONLINE: O CASO DAS LIVES EM CONTEXTO DA COVID-19. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.162-177. Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8340.
O objetivo deste artigo é apresentar a importância da educação científica dentro da realidade brasileira e algumas implicações pertinentes às políticas públicas em relação ao fazer ciência no Brasil. Para isso, a escolha foi explicitar o fenômeno evento científico online, um fenômeno da educação científica como ressonância da cibercultura e um desdobramento da difusão científica online. Numa perspectiva epistemológica-metodológica de formação-pesquisa na cibercultura, os temas em discussão foram mapeados nas redes educativas que utilizaram os aplicativos do Facebook, Instagram e YouTube, entre os dois primeiros meses de quarentena com distanciamento social no Brasil. Espera-se com isso ampliar a compreensão social deste fenômeno sociotécnico e, ao mesmo tempo, descrever densamente a atualização de sua nomenclatura lives acadêmico-científicas ou lives de maio, preservando os limites da essência fenomenal. E, ainda, ampliar o repertório científico sobre a percepção pública de ciência da sociedade brasileira, assim como colaborar com as reflexões instauradas atualmente na sociedade mediante o impacto causado pela pandemia da COVID-19.
Palavras-chave : Live acadêmico-científica; Educação científica; Educação online;.