Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Práxis Educacional
versão On-line ISSN 2178-2679
Resumo
CORREIA, Ademilson Leandro e FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. VÍDEOS SOBRE CIÊNCIAS INTERESSAM? UM ESTUDO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.491-510. Epub 29-Abr-2022. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6894.
O cenário atual das tecnologias digitais imprime um ritmo cada vez mais acelerado no fluxo da informação e comunicação. Considerando o meio digital como um dos principais para a divulgação da ciência, especialmente por meio de vídeos, esta pesquisa teve por objetivo investigar aspectos ligados aos hábitos, interesses e percepções de estudantes da Educação Básica quanto a vídeos de temáticas científicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada com 160 estudantes da região do semiárido alagoano. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que os estudantes buscam principalmente vídeos para a diversão, mas vídeos que apresentam temas científicos se mostraram bastante representativos. Os estudantes também alegaram gostar de vídeos com temáticas científicas, a despeito da frequência relativamente baixa com a qual assistem tais materiais. Consideraram ainda aprender com os vídeos e os reconhecem como uma possibilidade pedagógica para uso pelos professores. Os vídeos nesse contexto configuram-se em uma nova dimensão cultural em que emergem diferentes cenários e perspectivas de busca e difusão da ciência, cujos processos precisam ser problematizados.
Palavras-chave : Educação Não Escolar; Divulgação Científica; Leitura Audiovisual.