Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Práxis Educacional
versão On-line ISSN 2178-2679
Resumo
CLEMENTINO, Ana Maria e OLIVEIRA, Dalila Andrade. AS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DE NANCY FRASER. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10532. Epub 20-Jun-2022. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10532.
O Programa Mais Educação, criado pelo governo Lula em 2007 com o objetivo de fomentar a educação integral dos estudantes por meio do apoio às atividades socioeducativas e ampliação da jornada educativa diária, carregava consigo diferentes concepções de justiça social e escolar. Ao observar alguns de seus pressupostos, foi possível identificar concepções alinhadas com os princípios de justiça demandados pelas políticas de reconhecimento cultural, redistribuição econômica e representação política. Dessa forma, o intuito deste artigo foi analisar as concepções de justiça que envolveram direta ou indiretamente o Programa Mais Educação a partir da perspectiva da teoria tridimensional de Nancy Fraser por meio de um levantamento documental e revisão bibliográfica.
Palavras-chave : Programa Mais Educação; justiça social; educação integral..