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Revista Práxis Educacional
versão On-line ISSN 2178-2679
Resumo
NOZU, Washington Cesar Shoiti e KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS TURMAS MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS DO PANTANAL (BRASIL). Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10808. Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10808.
A organização escolar multisseriada está presente nas Escolas das Águas, na região rural do Pantanal sul-mato-grossense. Este artigo tem como objetivo analisar as condições de diversidade e de inclusão nesse contexto. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, para conhecer opiniões e sentidos de professores dessas unidades escolares. As técnicas de coleta de dados empíricos envolveram observação das atividades na sede administrativa e em Escolas das Águas e entrevistas semiestruturadas com 20 professores dessas escolas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram sistematizados em dois eixos: contextualização das Escolas das Águas do Pantanal; e descrição e análise do trabalho docente em turmas multisseriadas dessas escolas, enfatizando a diversidade e a inclusão. O material empírico foi analisado em interlocução com a literatura especializada, sob o entendimento de que o discurso e o pensamento individual são construções sociais. Verificou-se que a situação de inclusão é vista como um desafio a mais nas classes multisseriadas. No entanto, há formas interessantes de organização do trabalho pedagógico nesse contexto. Conclui-se que a coeducação dos alunos de diferentes idades e “níveis” de conhecimento pode deixar de ser vista em referência à escola seriada (ou anual) e pode ser uma forma de criação e formação humana, uma resistência frente à escola fragmentada e multifacetada.
Palavras-chave : educação inclusiva; condições de acesso e permanência na escola; classe multisseriada.