SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50EDUCAÇÃO UCRANIANA DURANTE A GUERRA: UMA REVISÃO DE ESCOPOASPECTOS CONSIDERADOS PELOS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

MIGUEL, Antonieta. A PRÁTICA PROFISSIONAL E A INVENÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA NORMAL DA BAHIA (1881-1930). Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11359.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11359.

A proposta do artigo consiste em discutir a formação inicial docente assumida pela Escola Normal da Bahia durante a Primeira República, na qual a prática do conhecimento foi considerada uma qualidade determinante para a especialidade do magistério, sua condição profissional. Para efetivar essa concepção formativa, tanto a legislação quanto a organização pedagógica do curso criaram espaços para a atuação prática dos(as) normalistas. A base documental da investigação foi composta por relatórios de diretores e inspetores, artigos de revistas pedagógicas e jornais escritos por professores, pareceres e legislação educacional. A investigação apontou que o processo de modernização do currículo formativo do magistério na Bahia foi resultado de conflitos por uma “feição profissional”, que assumiu a ideia de “prática” como marcador da profissionalização docente. Esta concepção formativa provocou mudanças no espaço escolar com a criação de ambientes e procedimentos cotidianos para a prática e experimentação profissional.

Palavras-chave : escola normal da Bahia; primeira república; prática profissional docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )