SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50LICENCIATURAS EM BIOLOGIA E A LEGISLAÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS SIMILITUDES E DIVERGÊNCIASDESLOCAMENTOS DE TEMPO/ESPAÇO NA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES INTEGRAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

OLIVEIRA, Achilles Alves de  e  SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM INVERTIDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE UM CONTEXTO PRÉ-PANDEMIA DE COVID-19. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11883.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11883.

A Aprendizagem Invertida (AInv), ou sala de aula invertida, se fez presente em distintas experiências pedagógicas no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia de Covid-19. No entanto, anteriormente a AInv era mais observada em realidades de educação presencial ou híbrida, percebendo-se a existência de distintas fases da proposta, marcadas por características de momentos e contextos específicos. Partindo do questionamento de como foram explorados na literatura científica os processos de mediação pedagógica na AInv no contexto das Humanidades na educação superior em um período pré-pandêmico, teve-se o intuito de analisar tais processos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisadas 13 publicações que subsidiaram discussões acerca da mediação pedagógica nos distintos momentos da proposta (antes, durante e após a aula ou encontro). Apontam-se alguns silêncios observados, carecendo de discussões quanto: ao detalhamento do processo de mediação em dados momentos; ao preparo dos estudantes para a AInv; à desigualdade de oportunidades; às experiências completamente a distância, como veio a ocorrer durante o ERE. Desse modo, são discutidos elementos que podem auxiliar a fundamentar futuras propostas e pesquisas relacionadas à AInv.

Palavras-chave : aula invertida; ensino superior; mediação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )