SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50POR UMA EDUCAÇÃO (IN)SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES DESDE A NOSSA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ ATÉ OS DIAS ATUAISJUVENTUDES E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL DE 2002 A 2022 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

LIMA, Letícia Aparecida Alves de; CAVAZZANI, André Luiz Moscaleski  e  SILVA, Marcus Vinicius Gonçalves da. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: RECURSOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11455.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11455.

No Brasil, ainda são verificadas barreiras que impedem a acessibilidade de pessoas com deficiência na educação, e as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) podem ser utilizadas como meio de ampliar novas possibilidades na organização do processo de ensino e aprendizagem. Grande parte dessas barreiras advém da carência de recursos tecnológicos, da inobservância à legislação vigente, e na forma como a sociedade se organiza, ignorando as diversas demandas de sua população. Nesse contexto, este artigo objetiva identificar quais tecnologias assistivas têm sido utilizadas por pessoas com deficiência. Para tanto, o estudo se alicerça em uma metodologia de natureza exploratória e abordagem qualitativa, conduzida a partir de uma pesquisa bibliométrica. Os resultados evidenciam a existência de tecnologias assistivas que visam contribuir com acessibilidade de alunos com deficiência visual e auditiva na educação e que podem auxiliar os docentes nas práticas pedagógicas.

Palavras-chave : educação; tecnologias educacionais; deficiência visual; deficiência auditiva; docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )