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Revista Práxis Educacional
versão On-line ISSN 2178-2679
Resumo
SANTOS, Lia Machado dos e PACHECO, Luci Mary Duso. JUVENTUDES E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL DE 2002 A 2022. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11278. Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11278.
O presente artigo tem como objetivo discutir as relações entre a Educação do Campo e a juventude em sua pluralidade. Para isso, foi realizado um levantamento do que dizem as teses e dissertações produzidas no Brasil de 2002 a 2022, a partir de duas categorias de análise: juventude rural e do campo; educação no/do campo. Ao todo, foram 124 trabalhos selecionados. O mapeamento tornou possível uma análise do rigor científico adotado nessas pesquisas, a partir de Charlot (2006), das escolhas teórico-metodológicas dos pesquisadores e dos principais resultados alcançados. O estudo revela carência de investigação em escolas localizadas em assentamentos, escolas itinerantes, comunidades rurais e até mesmo a inexistência de estudos em acampamentos de movimentos sociais. Aponta-se, ainda, a importância de pesquisas que discutem limites e possibilidades de propostas e experiências em educação do campo, a partir de suas concepções epistemológicas, a fim de exercitar a perspectiva metodológica de compreender o movimento real da Educação do Campo.
Palavras-chave : pesquisa e educação; educação no campo; juventude rural.