SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: REFLEXÕES SOBRE O MÉTODOAPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

OLIVEIRA, Julio Cezar Rodrigues de  e  CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EXPERIENTES NA BUSCA PELA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11645.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11645.

O objetivo deste artigo é discutir ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes que marcaram a sua Identidade Profissional (IP) na busca pela profissionalização docente. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo. Os quatro professores investigados atuam/atuaram por mais de dez anos na Educação Básica ou na formação inicial e continuada de professores. As ações da trajetória profissional dos professores investigados que marcaram a sua IP na busca pela profissionalização docente estão associadas à: compreensão de conteúdos matemáticos e de como ensiná-los; defesa e fundamentação de suas crenças/concepções a respeito da prática do professor; organização do trabalho docente para desenvolver uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório. Conclui-se que estudar ações da trajetória de professores experientes em contextos de formação pode representar uma alternativa para que (futuros) professores sejam provocados a (re)pensar seus processos de aprendizagem profissional na busca de sua profissionalização.

Palavras-chave : educação matemática; formação de professores; identidade profissional; profissionalização do docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )