SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50REFLEXÕES ACERCA DE MÉTODO INDICIÁRIO E SEU USO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NO BRASILA EMERGÊNCIA E A PADRONIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

FREITAS, Ana Paula de  e  SARMENTO, Teresa. NARRATIVAS DE ALUNAS DE PEDAGOGIA: DESVELANDO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12328.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12328.

O estudo focaliza a formação docente para lidar com a diversidade de alunos na sala de aula comum. Apresenta-se uma pesquisa desenvolvida em um grupo de estudos com graduandas de Pedagogia que realizaram estágio extracurricular em uma rede de ensino municipal e, dentre as funções, apoiavam alunos com deficiência. A investigação assume o método biográfico e, no presente texto, busca-se compreender os reflexos da experiência das estudantes nesse estágio, em especial, na formação para lidar com o processo educativo desses alunos. Os encontros do grupo foram audiogravados e posteriormente transcritos. O procedimento analítico buscou interpretar os sentidos que a experiência produziu nas alunas. Os resultados, organizados em três eixos temáticos, indicam que o grupo de estudos se configurou como um espaço institucional de formação para as graduandas e possibilitou, por meio das narrativas, reflexão e transformação de saberes tácitos em conhecimento. Conclui-se que a narrativa biográfica contribui para criar uma proximidade entre a formação, a profissão de professor e as condições concretas da escola e do trabalho docente.

Palavras-chave : formação docente; aprendizagem profissional; narrativa; educação inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )