Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Conjectura: Filosofia e Educação
versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612
Resumo
SANTOS, Jônatas Marcos da Silva e CARVALHO, Ademar de Lima. Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020009. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020009.
O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade para alguns iluminados.
Palavras-chave : Filosofia; Práxis; Preconceito.