SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Dos ideários neoliberais à constituição de políticas de formação docente brasileira: tempos de recessão ideológica ou alienação mercadológica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

BRUSCHI, Giovana Fernanda; MENIN, Izabel Cristina Durli  e  PEREIRA, Marcos Villela. Interculturalidade: uma experiência de troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021009.  Epub 10-Maio-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021009.

O objetivo deste artigo é promover uma análise da experiência intercultural realizada através de troca de cartas com crianças da cidade de Ninomiya, Província de Kanagawa – Japão, com crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Veranópolis, Rio Grande do Sul – Brasil. As trocas acontecem anualmente por meio do serviço de Correios e Telégrafos do Brasil e do Japão, entre alunos do 3º ao 9º anos dessa rede. As crianças japonesas escrevem para as veranenses e vice-versa. Elas contam fatos de sua rotina, de sua cidade, aspectos peculiares de seu cotidiano, incluindo fotos e características geográficas e culturais próprias de cada espaço local. Essa experiência nos convida a estender o olhar sobre a importância de estarmos tematizando, no processo educacional, aspectos socioculturais de diferentes povos, grupos sociais, costumes e modos de ser e conviver. Desafiamo-nos a refletir como essa prática de troca de cartas, entre crianças de dois países muito distintos tanto social como culturalmente, consegue despertar a consciência sobre questões ligadas à interculturalidade como um campo de debate sobre processos identitários que constituem um ambiente. Além disso, nos possibilita analisar questões ligadas à desenvoltura da escrita e à simbologia utilizada para descrever aspectos relacionados ao cotidiano de cada criança, bem como a subjetividade em cada mensagem no intercâmbio de cartas. A reciprocidade nas trocas, o cuidado com os detalhes presentes em cada relato, a riqueza que compõe a escrita e como o cotidiano se apresenta com semelhanças e diferenças na vida de cada aluno, seja aqui ou no Japão, são componentes essenciais na construção desta análise.

Palavras-chave : História local; Interculturalidade; Educação; Cidadania global.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )